O CRECIMENTO DA ENERGIA SOLAR NO BRASIL



Com as fontes de energia alternativas em alta, o crescimento da energia solar no Brasil vem ganhando cada vez mais destaque, seja em ambientes residenciais como industrias.
E como o Brasil possui uma das melhores condições no mundo para geração de energia solar, é comum a busca por esse tipo de tecnologia.
Mas, você sabe quais são os benefícios da energia solar e porque ela vem sendo inserida cada vez mais no cenário nacional?
Benefícios Econômicos
Podemos destacar vários benefícios econômicos da Energia Solar no Brasil, como:
  • Residências que possuem energia solar estão assim praticamente livres das altas contas de luz;
  • Sistemas de energia solar valorizam a propriedade;
  • Quanto mais energia solar instalada no Brasil menor é a necessidade de utilizarmos as usinas termoelétricas que são caras;
  • A indústria de energia solar no Brasil gera milhares de empregos todos os anos.

Benefícios Ambientais

Além dos benefícios econômicos, existem também os ambientais, como:
  • Se uma boa parte da população instalar energia solar nas casas e empresas, não seria mais necessário inundar áreas imensas da floresta amazônica para construir usinas hidrelétricas absurdas como a Belo Monte;
  • Uma usina solar de 100MWp gera energia para 20.000 casas e evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 por ano.

Iniciativas para instalação da energia solar no Brasil

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) foi criada em janeiro de 2013 e tem o objetivo de fomentar o mercado, derrubar as barreiras do setor de energia solar no Brasil e defender o interesse desta indústria.
E Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a dar isenção de ICMS para a energia solar.
Além disso, já é possível comprar energia solar com o "Construcard" Caixa. Também o BNDES está financiando fábricas de painéis fotovoltaicos para trazer a tecnologia para o Brasil e gerar empregos.
Mas, ainda existem alguns desafios, como 
  • Falta de financiamento com juros baixos;
  • Falta mão-de-obra qualificada para realizar as instalações dos sistemas de energia solar.

Conheça as diferentes energias solares

E você sabia que a energia solar pode ser aplicada de diferentes formas? Veja algumas utilidades para o calor do sol:
- Energia Solar Fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica no Brasil tem apresentado crescimento exponencial nos últimos meses devido a inflação da conta de luz. 
Assim, com ela você consegue fazer a troca de energia com a rede elétrica, economizando com a conta no final do mês.
- Energia Solar Térmica
A energia solar térmica é transferência do calor do sol para a água, seja para aquecê-la ou para evaporá-la e alimentar turbinas. A energia solar térmica no Brasil é amplamente utilizada para aquecer água.
- Concentrador Solar
Concentradores solares são principalmente para evaporar água para a geração de energia elétrica. 
Através de um sistema, o sol é refletindo e concentrando a sua luz no topo de uma torre onde passa água. Essa água é evaporada com o calor imenso e o vapor é utilizado para alimentar turbinas que vão gerar energia elétrica. 
- Coletores Solares 
Os coletores solares são utilizados no Brasil principalmente para aquecer água para banho ou para processos industriais, é o famoso aquecedor solar. 
Os coletores solares são a tecnologia mais desenvolvida e utilizada no Brasil dentre as tecnologias de energia solar. 
- Energia Solar para Indústrias 
Com os níveis dos reservatórios de água cada vez mais baixos no Brasil, a indústria brasileira começa a procurar formas de garantir o seu fornecimento de energia e a estabilidade do preço da energia através de investimentos em energia solar. 

Principais motivos do crescimento

Dentre os principais fatores que motivaram o crescimento da energia solar no Brasil, tem-se o retorno do investimento. 
Apesar dos sistemas fotovoltaicos ainda serem caros, são mais baratos do que eram alguns anos atrás, e a tendência para o futuro é que seu preço diminua ainda mais conforme a demanda aumente.
Em apenas alguns anos, é possível recuperar o investimento feito, e o único gasto que os donos de sistemas fotovoltaicos terão será com sua manutenção, realizada entre longos períodos de tempo. 
Soma-se a isso o fato de que o sistema tem uma vida útil bastante longa, que pode ultrapassar os 30 anos dependendo dos materiais que é empregado em sua fabricação.
No entanto, para que ele se consolide de vez e possa ser democratizado, é necessário que haja um esforço das esferas governamentais e empresas privadas de modo a incentivar as pesquisas na área e permitir o barateamento e a obtenção de maiores benefícios com e instalação de sistemas fotovoltaicos, sejam em usinas ou seja em unidades micro geradores, como casas, condomínios e prédios públicos.

Comentários


Fale com o Portal Água Quente

Nome

Email *

Mensagem *