ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL: VALE A PENA?



Muito se fala sobre a instalação de energia solar residencial, até porque apesar de termos visto esse tema em vários lugares, a instalação da energia solar residencial ainda é um hábito muito novo na vida dos brasileiros.
Isso acontece porque a maioria ainda está acostumado com a tradicional energia elétrica e acaba não pensando que o sol pode ser o maior provedor de energia, além do que estamos acostumados a ver.
Hoje, a maior parte da energia elétrica brasileira ainda é proveniente das hidrelétricas. Apesar de tratar-se de uma fonte de energia limpa, a construção de usinas desse tipo exige a inundação de grandes áreas, com enormes impactos para a população e para o meio-ambiente.
Já a energia solar é limpa e renovável, não faz barulho, não polui e exige pouca manutenção.
E como Brasil tem um potencial enorme de exploração do recurso energético solar, o número de pessoas que fazem uso da energia solar tende a crescer, visto que pesquisas feitas pela ANAEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostra que haverá mais de 700 mil residências com o sistema de geração de energia elétrica com energia solar no ano de 2024.
Assim, como é um assunto ainda desconhecido para muitas pessoas, fica a dúvida: energia solar residencial vale a pena?

Energia solar os seus benefícios

Bem, instalar energia solar em casa depende de uma série de fatores
Países como a Alemanha e EUA já fazem bastante uso da energia solar, e o Brasil vem percebendo o quanto o sol pode ser útil na economia da sua conta no final do mês, além de contribuir com o meio ambiente.
Mas, quais os benefícios da energia solar residencial?
Bem, já que você sabe um pouco mais sobre a energia solar residencial, conheça quais as vantagens de ter esse produto:
  • Para quem vai comprar um produto de energia solar pode ter a sensação de quem o investimento é muito alto. Mas isso é um engano porque toda a economia que você vai ter na sua conta de energia compensa qualquer investimento;
  • A energia solar requer uma pequena manutenção. Para fazer a verdade a pessoa vai precisar ficar atenta penas aos cuidados com a placas solar, mantendo sempre elas limpas e prontas para receber os raios solares;
  • Além disso, hoje a tecnologia destes sistemas produz produtos de qualidade, fazendo com que o usuário não se preocupe tanto com a manutenção, fato que era mais recorrente nos anos anteriores;
  • Ajuda a reduzir a conta de luz, uma vez que o chuveiro é um dos grandes vilões do consumo;
  • Disponibilidade de água quente a qualquer momento, mesmo à noite, pois ela se mantém aquecida;
  • Contribui com o meu ambiente.

Funcionamento da Energia Solar residencial

De forma simples, o painel solar fica instalado no telhado e ele é o responsável por captar a fonte do sol que vai gerar energia para a casa.

Depois, toda a energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada, transformando em rede elétrica.
Após esse processo, a energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, como um quadro de luz.
Assim, essa energia vai dar vida as luzes, eletrodomésticos e tudo o que esteja conectado a tomada.
E se a energia que você acumulou for maior do que realmente precisa, ela volta para central de abastecimento. É aí que acontece o processo de economia, além do que foi gerado até agora.

Sistema de energia solar residencial ideal para você

Mas, qual é o sistema ideal para a sua casa? 
Bem, o primeiro passo é analisar a conta de luz, e ver q quantidade de energia elétrica em kWh que são gastos na residência.
Caso ele seja bem acima do normal, chegou a hora de você ter instalado a energia solar residencial.

Comentários


Fale com o Portal Água Quente

Nome

Email *

Mensagem *