GESTÃO E USO DA ÁGUA NOS GRANDES CENTROS URBANOS



O ano de 2014 ficou marcado como um dos anos mais secos da história, dando inicio à uma forte crise hídrica que marcou principalmente o Sudeste do Brasil, afetando os principais mananciais e consequentemente o abastecimento de água.

De lá pra cá muitas alternativas ganharam evidência, como é o caso do aproveitamento de água da chuva – que se mostrou uma solução viável para diminuir o consumo de água da rede pública de abastecimento.

O aproveitamento de água da chuva é um sistema que filtra, armazena e disponibiliza a água da chuva em uma Cisterna. O uso da água da chuva pode diminuir até 60% do consumo de água, seja em uma residência, comércio ou indústria.

Alguns pontos são muito importantes de serem observados antes de se construir um sistema de aproveitamento de água da chuva visando garantir a qualidade da água e a segurança operacional do sistema, como o dimensionamento, uso de equipamentos próprios e a adequação do projeto à NBR 15527, que é a norma brasileira para aproveitamento de água da chuva. 

Segundo a Norma

A NBR 15527 foi um importante passo para avançarmos no desenvolvimento de sistemas de aproveitamento de água da chuva. Ela garante que a coleta de água da chuva seja feita de forma a eliminar detritos e que somente a água mais limpa seja retirada da Cisterna.

Posso beber água da chuva?

Uma dúvida recorrente sobre o tema é se devemos, ou podemos tomar água da chuva. É claro que a água da chuva é muito limpa, (ainda assim, não potável) porém não se pode beber água da chuva pois segundo a norma só se deve coletar a água do telhado. 

Ao entrar em contato com o telhado a água da chuva pode causar leve contaminações pois está em contato direto com folhas, galhos, resíduos de construção (como poeira, por exemplo), pequenos animais e insetos mortos, dentre outros elementos. 

Por isso é importante a filtragem antes da entrada da água na Cisterna.

Quer saber qual o melhor sistema de água de chuva para seu caso? Deixe que o Portal Água Quente calcule tudo pra você! Basta clicar aqui ou solicitar um orçamento através do Orçamento Rápido no menu ao lado.

Comentários


Fale com o Portal Água Quente

Nome

Email *

Mensagem *