5 DICAS ESSENCIAIS PARA O MELHOR USO DA ÁGUA




A água é o bem mais valioso da Terra, fonte e também origem da vida. Muito diferente do que dizem alguns mitos, ela nunca acabará, porém a grande ameaça está na má gestão, principalmente pelo poder público, em trata-la e disponibiliza-la. 

Para se ter uma ideia, menos da metade da população brasileira tem acesso ao tratamento de esgoto, que é o primeiro passo para o tratamento da água. 

Pensando nisso, separamos 5 ações que você pode começar a fazer hoje para fazer sua parte e economizar: 

1 - Ar condicionado

Uma forma inteligente de se aproveitar água é coletar a água produzida pelos aparelhos condicionadores de ar. Durante um dia um sistema produz entre 20 a 40 litros, dependendo de seu porte. 

Essa água não pode ser consumida, porém é uma boa opção para uso em lavagens de pisos, carros, descargas, dentre outros fins. Em um mês é possível economizar cerca de 900 litros para quem usa o ar condicionado regularmente. 

2 - Máquina de Lavar

Utilizar a água da máquina de lavar é uma ideia inteligente para lavagem de pisos e superfícies. O único ponto a destacar neste caso é que não se deve armazenar a água por longos períodos, uma vez que esta, repleta de resíduos tende a perecer e apresentar mal cheiro.  

3 - Aeradores  Econômicos

Muito comuns já em shoppings centers os aeradores são pequenas peças de plástico instaladas na torneira. Além de aumentar a pressão eles diminuem drasticamente a água consumida. 

Para se ter ideia, numa média, uma torneira que dispersa 800 ml de água em 6 segundos reduz este volume para 180 ml com o uso destes equipamentos, utilizando apenas a água necessária para lavagem de louças, mãos e higiene bucal 

4 - Gerencie o uso da torneira

Durante tarefas como a lavagem de louça e higiene bucal é importantíssimo manter a torneira fechada sempre que possível. Esse único gesto, por mais simples que seja economiza cerca de 10 litros d’água a cada lavagem / enxágue. 

5 - Aproveite água da chuva

As cisternas chegaram pra ficar. Com volumes que variam de 3.000L à 50.000L as cisternas para aproveitamento de água da chuva são ideais para quem quer economizar ainda mais na conta de água. Seu grande volume permite o uso da água da chuva em fins não potáveis, como lavagem de carros, pisos e superfícies, reabastecimento de piscina, sistemas de incêndio, processos industriais, dentre outros. 

Mas fique ligado! Aproveitar água da chuva requer um sistema completo com filtragem e armazenamento de acordo com a ABNT NBR 15527 – Norma que garante a qualidade da água. Conheça nosso sistema e economize muito!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e conte com o portal água quente sempre que precisar!

Comentários


Fale com o Portal Água Quente

Nome

Email *

Mensagem *